A capsulotomia posterior com yag laser é o nome técnico do procedimento a ser realizado quando ocorre a opacificação da cápsula posterior, muito popularmente conhecida como “lente da catarata que sujou depois da cirurgia” ou muitos pacientes descrevem como se tivessem uma “segunda catarata
A FOTOCOAGULAÇÃO A LASER (LASER ARGÔNIO) é um procedimento que envolve a aplicação de luz especial nas estruturas intraoculares selecionadas pelo médico. Ela trata doenças como tumores ou dos vasos sanguíneos
INDICAÇÕES: Para pacientes que apresentam doenças que afetam os vasos sanguíneos do olho, como ocorre com os DIABÉTICOS. Para pacientes que apresentam degenerações periféricas ou rupturas na retina predisponentes ao deslocamento de retina também necessitam desse tratamento.
É um tipo de laserterapia em que marcas de laser são aplicadas em toda a periferia da retina, 360 graus. Muito utilizada para o tratamento da Retinopatia Diabética e alguns casos de Oclusão de Veia Central da Retina. É necessário pingar colírios para dilatação pupilar. O tratamento é dividido em sessões, de acordo com a análise médica de cada caso. Cada sessão pode levar em média 30 minutos.
INJEÇÕES INTRAOCULARES ou INTRAVÍTREAS são um procedimento oftalmológico em que a medicação é aplicada diretamente dentro do olho, em uma cavidade localizada na parte posterior do olho que está diretamente em contato com a retina.
A principal vantagem dessa aplicação é que por meio dela o medicamento chega diretamente nas proximidades da lesão da retina, atuando com maior eficácia na área comprometida
A CIRURGIA DE RETINA, também conhecida como CIRURGIA DE VITRECTOMIA POSTERIOR ou VITRECTOMIA VIA PARS PLANA, é a cirurgia ocular mais comumente utilizada no tratamento das doenças de retina e vítreo.
A duração da cirurgia varia, dependendo da patologia e da gravidade do caso. É realizada sob anestesia local mais sedação para maior conforto do paciente.Durante a VITRECTOMIA, o vítreo (substância gelatinosa que preenche o segmento posterior do olho) é removido. Para substituir o vítreo removido, o segmento posterior do olho é preenchido com solução salina, ar, gás especial ou óleo de silicone, dependendo do caso em questão.
A catarata consiste na opacificação completa ou parcial do cristalino (lente natural do olho) que pode diminuir a visão ou até mesmo levar à cegueira. Já a presbiopia, é a perda progressiva da capacidade de leitura, popularmente chamada de "vista cansada". Atualmente, ambas as condições podem ser corrigidas, a depender da avaliação minuciosa de cada caso.
Popularmente conhecido como “carne no olho”, o pterígio é uma alteração na conjuntiva, a membrana transparente que recobre a parte branca do olho. Consiste em uma “prega”, tecnicamente denominada proliferação fibrovascular, que se origina na própria conjuntiva e se estende até a córnea.
A cirurgia de estrabismo é realizada em crianças e adultos e tem como objetivo corrigir o desalinhamento ocular.
Embora muitas pessoas tenham dúvidas sobre como arrumar olho vesgo (estrabismo), é importante deixar claro que nem todas os indivíduos que têm a condição precisarão fazer a operação.
O calázio, também chamado de cisto meibomiano, é uma lesão inflamatória crônica, granulomatosa e estéril. Apresenta-se como uma nodulação palpebral sem vermelhidão, pode ocorrer na pálpebra superior ou inferior.
É mais comum ocorrer na pálpebra superior, já que possuímos maior número de glândulas de meibômio (glândulas de gordura) nessa região.